O Espero é o típico carro anônimo que costuma
aparecer nas paisagens de filmes, séries e vídeos publicitários pois pouca
gente sabe que modelo é, de onde veio e pra onde vai. Tanto o é que a Renault
literalmente explodiu um exemplar do Espero como parte da campanha publicitária
do lançamento do Renault Fluence em 2011. Ver um Espero largado em um
ferro-velho ou pegando poeira em uma esquina é uma cena corriqueira. A
principal alegação de sua desvalorização e consequente abandono foi a saída da
Daewoo Motors do mercado brasileiro em 1999.
O Daewoo Espero foi lançado em setembro de 1990 na
Coréia do Sul, primeiramente com o motor 2.0 CFI. Logo em seguida foi
acrescentado à linha um motor 1.5 16v DOHC. Em alguns países de língua
latina, também era conhecido como Daewoo Aranos.
Seu design havia sido desenhado pela Bertone, mesmo
centro de design italiano que dois anos antes havia apresentado o Citroen XM,
de linhas similares. Estranhamente, não há uma foto sequer do Espero no website
da Bertone.
(foto: naver,com) |
(foto: naver,com) |
O coeficiente de arrasto aerodinâmico do desenho de
linhas retas era de 0,29 cx, o mesmo do Opel Vectra A do qual compartilhava
grande parte de seus componentes mecânicos. Sua plataforma, no entanto, não era nem a do Opel Ascona C, conhecido no Brasil como Chevrolet Monza, e nem a do Vectra A, mas a do Kadett E.
A suspensão era McPherson na frente e
semi-independente no eixo traseiro. Vinha com freios a disco ventilados na
dianteira. Na parte de trás os freios a disco eram opcionais e poderiam ser
assistidos pelo ABS.
Os equipamentos oferecidos estavam dentro da média
do segmento em 1990, mas faltava a opção do air-bag. Em compensação, nas
versões mais completas o banco traseiro contava com descansa-braço central e
para o motorista havia um maneiríssimo painel digital.
(foto: naver.com) |
Detalhe do painel digital e do volante sem air-bag (foto: naver.com) |
Em 1993 ocorreu uma leve reestilização, onde a
mudança mais visível foi o desenho das lanternas traseiras. Na mecânica, as
novidades ficavam por conta da adoção de novos motores 1.8 de oito válvulas e
2.0 oito válvulas com injeção eletrônica multiponto da série de motores Família
II, da General Motors. E em termos de segurança, passou a ser oferecido o
air-bag para o motorista.
Modelo 1990-1993 (foto: carlife.net) |
Modelo pós-1993 (foto: autowp.ru) |
No ano seguinte, a Daewoo fez sua estreia em solo
brasileiro com o Espero, iniciando suas operações no dia 28 de março. Era
representada pela DM Motors do Brasil e utilizando uma agressiva estratégia
para atrair consumidores, dava a opção de devolver o dinheiro ao cliente após a
devolução do carro em até 7 dias ou 1000 km rodados em caso de insatisfação. A
garantia era de 2 anos ou 40.000 km rodados.
O único motor disponível no Brasil para o Espero
era o 2.0 MPFI. A potência declarada era de 110 cv a 5400 rpm e 17 kgmf a 2800
rpm. Este motor era basicamente o mesmo usado no Monza, Kadett e Vectra
nacionais. No entanto, utilizava um sistema de injeção eletrônica diferente,
uma unidade Delphi Multec IEFI-6, similar à Multec 700 utilizada nos Chevrolet
Nacionais, mas que fazia uso de sensores como a sonda lambda (sensor de
oxigênio) e sensor de detonação. Porém, como também utilizava o mesmo módulo de
ignição eletrônica do Monza (HEI), o Espero igualmente estava sujeito aos
mesmos defeitos.
Já a caixa de marchas automática de quatro
velocidades era fabricada pela Aisin, enquanto a caixa de marchas manual
utilizava exatamente as mesmas relações de marcha do Vectra A nacional.
Portanto, equipado com pneus 185/65 R14 o Espero teoricamente viaja a 100 km/h
com o motor a 2400 rpm. De acordo com o teste realizado pela revista Quatro
Rodas em novembro de 1994, o Espero equipado com câmbio automático foi capaz de
sair da imobilidade até os 100 km/h em 14,76 segundos. A velocidade máxima
alcançada foi de 189,6 km/h.
O preço do Espero em 1995 era de em média 26 mil
reais, o que o colocava numa faixa de preço um pouco mais baixa do que a do
Vectra ou do Tempra. No entanto, em relação aos japoneses Civic e Corolla, o
preço do Daewoo se mostrava bastante atraente. Desta forma, o Espero teve um
breve momento de sucesso no mercado brasileiro, chegando a marcar presença no
ranking dos dez importados mais vendidos do país por três meses seguidos em
1994 e por outros três meses em 1995.
Porém, desde seu lançamento, o Espero já
apresentava um design datado, tanto na América Latina quanto na Europa, pois já
haviam se passado quatro anos sem alterações profundas no seu design. Neste
meio tempo, a concorrência foi evoluindo, o que coincidiu com uma queda nas
vendas do modelo coreano.
Em 1995 foi apresentado no Seoul Motor Show o
Daewoo DEV 2. Construído a partir de um Espero, a novidade do protótipo ficava
por conta de sua propulsão elétrica. Com um motor de 86 kW, o DEV 2 era capaz
de fazer o 0-100km/h em 13 segundos. As 22 baterias de chumbo-ácido eram
capazes de garantir uma autonomia de 80km por carga.
Daewoo DEV 2 (foto:oldcar-korea.tistory.com) |
Após mais algumas pequenas mudanças cosméticas para
o ano de 1995, como a adoção de lentes complexas no farol, o Espero foi
descontinuado em 1997, após 546.520 unidades produzidas, sendo que 236.882
foram destinadas ao mercado externo. Em seu lugar entrou o Daewoo Leganza, com
um design e construção mais contemporâneos que o de seu antecessor.
Em 1997, uma crise financeira no mercado asiático
colocou a situação de diversos conglomerados empresariais coreanos (os
chaebols) em apuros. Para amenizar problemas de dívidas, diversas subsidiárias
que se mostravam endividadas ou ineficientes foram postas à venda ou cessaram
suas atividades. E dentre elas estava a Daewoo Motors, que foi vendida para a
General Motors. Como parte do plano de reestruturação da companhia, a Daewoo
deixou de atuar em alguns mercados como o Brasil. Imediatamente, todos os
Daewoo rodando em solo nacional haviam se tornado micos de mercado.
Aos poucos, o Espero foi parando nas mãos de gente
que não tinha (ou não tem) condições financeiras de manter o cronograma de
manutenção estipulado pela marca. E em tempos de internet acessível apenas para
uma pequena parcela da população, encontrar peças do Espero era tarefa das mais
difíceis. Como resultado, muitos viraram sucata, enquanto outros rodam em
situação precária. Podemos encontrar nos classificados modelos custando entre 3
mil e 9 mil reais, cuja variação de preço depende somente do estado de
conservação do exemplar à venda.
Muito provavelmente, o Daewoo Espero é uma das
maiores barganhas do mercado nacional de automóveis, pois oferece bastante
conforto por um preço baixo, possuindo a mesma mecânica dos Chevrolet nacionais
da mesma época. Com o advento da internet acessível, atualmente é bem mais fácil
encontrar informações técnicas e peças sobressalentes sendo vendidas.
Ficou com vontade de adotar um Espero? Então siga
as dicas a seguir caso o leitor seja uma pessoa corajosa (ou simplesmente
estranha, como quem vos escreve). A dica numero um para ter um Daewoo Espero ou
qualquer outro carro é de caráter universal: Faça você mesmo todos os serviços
que estiverem a par de suas habilidades. A economia com mão-de-obra e a
satisfação de ver algo funcionado graças à sua própria intervenção é
extremamente gratificante. A dica numero dois também é de caráter universal:
Caso sua habilidade com mecânica seja zero, tenha um mecânico de confiança. Se
ele fizer pirraça por você ter levado a ele um carro coreano velho, vá
preparado com as informações levantadas aqui. Afinal, por baixo da casca de
design italiano e da aura de mico de mercado, há uma mistura de Monza e Vectra.
Dentre diversas fornecedoras de peças para a linha
de montagem do Espero na Coréia do Sul, havia uma empresa brasileira chamada
DHB componentes, que produzia componentes do sistema de direção. A boa notícia
é que ela ainda existe e fabrica o terminal da direção (mesma do Monza/Kadett),
pivô da direção (mesmo do Kadett) e reparo da bomba de direção hidráulica para o Espero.
Na internet é possível encontrar uma enorme lista
de peças de veículos nacionais compatíveis com o Espero. Seguindo uma lógica, a
maioria das peças descritas na lista são do motor, que exceto pelo sistema de
gerenciamento do combustível, é o mesmo do Vectra e, portanto, seriam
compatíveis. Mas devido à falta de comprovação empírica, fica ao critério do
leitor procurar por esta lista ou não.
Quem quiser por a mão na massa, nada melhor do que
as informações disponíveis em manuais do usuário, catálogos de peças e manuais
de reparos. Os links a seguir foram testados, estão funcionando e não estão
infectados com vírus. Portanto, não tenham medo do Espero e façam bom uso das
informações!
- Manual de reparos em inglês + Manual do usuário
em espanhol: http://adf.ly/TcAd7
- Diagrama elétrico em inglês:
http://elektrotanya.com/daewoo_espero_aranos_electrical_wiring_diagram.pdf/download.html
- Catalogo de peças em espanhol:
http://juanbarret.bligoo.es/manuales-daewoo-espero
Por fim, há o mito de que as peças de acabamento ou
de lataria são impossíveis de achar, e quando encontradas, são caríssimas. Neste caso, Mercadolivre e OLX são seus melhores amigos nessas horas. Uma breve
pesquisa somente no Mercadolivre mostra que um farol novo para o Espero pode
ser encontrado pelo mesmo preço de um farol para o Vectra A ou para um do
Monza. Da mesma forma, basta digitar qualquer peça do Espero no sistema de
busca, que este te retornará diversos resultados. Ou seja, fazendo bom uso da internet, manter um Daewoo Espero não parece ser tão complicado assim. Afinal de contas é melhor andar de carro confortável, espaçoso, com manutenção barata e com indice de roubo de praticamente zero, do que andar de carro 1.0 pelado, apertado e visado por malfeitores né?
otimo carro tenho um 97 uso no dia a dia e faço a mistura de alcool e gasolina media por litro na estrada 13,5 estou muito satisfeito com este carro pena que pararam de fabricar .
ResponderExcluirBoa tarde Rubens, tenho um 94/95. Estou em busca de todos os Espero's rodando aqui no Brasil. Portanto se puder me adicionar no whatss, agradeço. (13) 99779-6312.
ExcluirPor lá, vamos conseguir trocar informações sobre o carro e fotos também.
Abraços, aguardo resposta.
Entra no grupo Club Daewoo Espero brasil, no facebook. Somos uma comunidade ativa e organizada
Excluirnão vejo atuação de voces em lugar nenhum, fiz perguntas e voces nunca responderão ! acho que ta na hora de gente que gosta tomar conta !
ExcluirBom diaa tenhi um cd 95 siu apaixonado por ese carro nao quero outro modelo pretendo ficar c ele ate que a morte noa separe kkkk
Excluirgooooooood esperooooo
ResponderExcluirTenho um 97 2.0,confortavel,potente e não tenho manutenção só o básico.Adoro esse carro.
ResponderExcluirTambém tenho e não vendo carro muito bom não deixa nada a desejar.
ResponderExcluirTenho um 1997 super confortável e gosto muito do carro um abraço a todos
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