Antes
de voltar aos estágios de rally na categoria WRC e conseguir um bom terceiro
lugar no campeonato de construtores de 2015, a Hyundai teve uma breve e tímida
passagem pela categoria mais famosa de rally entre 2000 e 2003.
A
aventura da fabricante sul-coreana na principal categoria do rally começou no
ano de 1999, com o desenvolvimento do protótipo e um pouco de know-how
adquirido com o Hyundai Coupé Kit car, que corria na categoria de acesso ao WRC.
O carro escolhido foi o Hyundai Accent, que estreava sua segunda geração em
1999. Originalmente, o Accent dispunha de, no máximo, um motor 1.6 16 válvulas
de 107 cv e 14,5kgmf de torque. No carro para uso comum, o peso era de 1034 kg
e o câmbio tinha 5 marchas, tracionando somente as rodas da frente.
Versão comum da segunda geração do Hyundai Accent, lançado em 1999 (foto: autowp.ru) |
Na versão de rally, o motor utilizado era um Hyundai G4GF 2.0L auxiliado por uma turbina Garret T30R, com estimados 304 cv e 52,0 kgmf (58,0 no WRC3) de torque. O câmbio era um X-Trac sequencial de 6 marchas montado na longitudinal. Curiosamente, o motor era montado na transversal. A versão de rally do Accent pesava 1230 kg.
Protótipo do Hyundai Accent WRC divulgado para a imprensa (foto: autowp.ru) |
Detalhe do motor na transversal de um Accent WRC3 (foto: user wellens7 | clubgti.com) |
Detalhe da transmissão longitudinal X-Trac do Accent WRC3 (foto user wellens7 | clubgti.com) |
O
Accent WRC foi desenvolvido numa parceria entre a Hyundai e a preparadora
britânica Motor Sports Development (MSD). O afinamento dos motores ficava por
conta da Mountune, que já havia trabalhado no motor do Ford Focus WRC. No
entanto, a estreia da Hyundai no WRC ocorreu somente no ano seguinte, durante o
Rally da Suécia em 2000, devido a restrições no orçamento da Hyundai destinado
aos esportes a motor.
Estreia no Rally da Suécia em 2000 (foto:best-of-rallylive.com) |
Inicialmente, duas equipes utilizaram o Accent WRC, a equipe oficial de fábrica, Hyundai Castrol World Rally Team e a Hyundai Winfield Rally Team. O piloto australiano Michael Guest pilotou o Accent WRC em três etapas (Finlandia, San Remo e Australia), sendo as duas primeiras pela Hyundai Winfield Rally Team e a da Australia pela Hyundai Castrol WRT. O melhor resultado do Accent WRC na temporada foi um 4º lugar com Kenneth Eriksson na etapa da Austrália. A Hyundai terminou o campeonato do ano 2000 em 6º lugar, empatado com a Skoda.
Accent WRC da Wilfield Rally Team (ewrc-results.com) |
Após
a primeira temporada, a MSD percebeu alguns problemas no carro, como o acerto
de suspensão inadequado. A segunda versão do Accent, o WRC2, apresentava
aerodinâmica revisada com 15% a menos de arrasto, maior curso da suspensão e
batentes superiores dos amortecedores melhorados. O carro passou a ser equipado
também com um diferencial dianteiro ativo, ao invés do passivo usado na
primeira versão, a WRC1.
Hyundai Accent WRC2 (foto:ultimatecarpage.com) |
Ainda
assim, o Accent WRC continuou sofrendo com problemas de durabilidade. Na temporada
de 2001, em apenas cinco das 14 etapas ambos os carros da Hyundai conseguiram
completar as provas. O melhor resultado foi um 4º lugar com Alister Mcrae no
Rally da Grã Bretanha. A Hyundai terminou a temporada em último lugar, mais uma
vez empatado com a Skoda.
Em
sua terceira e última versão, o Accent WRC3 teve seu motor afinado na própria
MSD, ao invés da Mountune. O motor contava com novos pistões, câmara de
combustão redesenhada e outras partes que sofreram redução de peso. O bloco modificado
pela MSD era identificado pela cor laranja. Outras modificações no chassi
ficavam por conta de novos amortecedores Proflex, no lugar dos antigos Öhlins,
com mais curso de suspensão. Ocorreram também melhorias no sistema de
arrefecimento e no sistema de direção hidráulica.
Na
temporada de 2002 do WRC, a Hyundai conseguiu um 4º lugar no campeonato dos construtores,
ficando a frente das equipes de fábrica da Skoda e da Mitsubishi. O melhor
resultado conquistado foi na etapa da Nova Zelândia, onde o Accent WRC pilotado
por Juha Kankkunen conseguiu um 5º lugar.
Hyundai Accent WRC2 (foto:autowp.ru) |
O WRC3 foi planejado para ser um modelo intermediário
entre o WRC2 e um novo Accent previsto para 2004. Porém, a equipe Hyundai mais
uma vez teve um desempenho fraco na temporada de 2003. Os maus resultados do Accent
WRC3 devem-se a não renovação da Castrol como patrocinadora da equipe para
aquele ano. O orçamento era apertado e a equipe teve que restringir o
desenvolvimento do carro. Desta forma, a Hyundai terminou o campeonato de 2003
em último lugar.
Hyundai Accent WRC3 (foto:juwra.com) |
Devido
ao desempenho irregular e não satisfatório, a Hyundai deixou a categoria após
quatro campeonatos de WRC. Nas temporadas de 2004 e 2005, os Accent WRC
chegaram a ser usados em algumas etapas por equipes independentes.
De
acordo com o site ewrc-results.com, foram construídos 25 Accent WRC, sendo que
o #1 era um carro de testes; o #9 foi destruído por Alister Mcrae durante
testes; o #17 foi destruído em Monte Carlo 2002, por Freddy Loix e o #24 foi destruído
por Armin Schwarz na Nova Zelândia em 2003. Por fim, não foram construídos
chassis com os números #13 e #20. Os Accent WRC sobreviventes tem sido usados majoritariamente
em campeonatos regionais de rally do continente europeu.
(foto: ultimatecarpage.com) |
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