(foto: allcarindex.com) |
(foto: doopedia.co.kr) |
Apresentado no Salão de Seul de 1997, após três anos de desenvolvimento, o SSC1 era uma excelente forma de chamar a atenção do público para o estande da Samsung, que estava prestes a colocar nas ruas seu primeiro carro produzido em série, o Samsung SM5. Motor e transmissão são os mesmos do SM5, uma unidade Nissan VQ25DE. Trata-se de um V6 de 2.5L e 190 cv, montado na transversal e acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. A suspensão é independente nas quatro rodas, do tipo Double Wishbone. Os freios a disco são da Brembo, envoltos por rodas de 17 polegadas. Por fim, a carroceria é feita de plástico reforçado com fibras.
Motor Nissan V6 2.5L (foto: icomes.com) |
(foto: icomes.com) |
(foto: carlife.net) |
(foto: carlife.net) |
(foto: carlife.net) |
Olhando atentamente as fotos (disponíveis, infelizmente, em baixa resolução), podemos reparar em algumas peças interessantes, como o volante Momo, que era um opcional oferecido em diversos Nissan da época, como o Silvia S14 e o Skyline R33, a central multimidia que, apesar de ter o logo da Samsung nas fotos, é virtualmente identica aos modelos da Xanavi, oferecidos em Nissans como o Stagea e Infinitis Q45 e QX4 e os bancos, que provavelmente são Recaros, modelo DSV.
Volante Momo/Nissan |
Sistema de navegação e toca fitas usados no SSC-1 são os mesmos do Samsung SM5 |
Banco Recaro, modelo DSV |
As informações sobre este protótipo são escassas. Apesar de ter sido apresentado em 1997, não há fotos do SSC-1 no Salão de Seul daquele ano. As fotos do modelo de cor prata em um estande de exibição, são do Busan International Motor Show, realizado em 2001. As fotos externas são de uma reportagem da revista "Carlife" também realizada em 2001. Já as fotos do modelo amarelo/verde(?) não possuem alguma indicação do ano em que foi tirada. Importante notar, o modelo amarelo aparece em todas as fotos com a placa "Samsung", enquanto no modelo prata observa-se a placa "Renault Samsung", o que levanta a suspeita de que o modelo amarelo tenha sido pintado de prata. Isso se levarmos em consideração que apenas uma unidade foi fabricada. Visualmente, as únicas diferenças entre o modelo prata e o amarelo são as rodas, os "olhos de gato" presentes no parachoque traseiro do modelo amarelo e a cor do revestimento do painel e dos forros de porta.
(foto: carlife.net) |
(foto: carlife.net) |
(foto: carlife.net) |
(foto: carlife.net) |
(foto: allcarindex.com) |
(foto: carlife.net) |
Tentei entrar em contato com o "Samsung Transportation Museum", que possui em seu acervo a unidade cedida para as fotos da revista Carlife. No entanto, nunca obtive um retorno. Enquanto isso, só nos resta apreciar seu bom design noventista, visto que já fazem dezessete anos desde que as últimas fotos que circulam na internet foram tiradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário