A Ssang Yong é uma das cinco
montadoras de veículos de origem sul-coreana atualmente em atividade, tendo ficado na quarta posição no market share
do mercado automotivo local no ano de 2015. Ssang Yong significa
Dragões(Yong) Duplos(Ssang). Sua origem tem raízes na década de 1960, quando
duas empresas, a HaDong-hwan Motor Workshop (fundada em 1954) e a Dongbang
Motor Co. (fundada em 1962) se uniram em 1963 para formarem a Ha Dong-Hwan Motor
Co., Ltd. No ano seguinte, a empresa começou a fabricar uma versão licenciada
do onipresente Jeep para o exército norte-americano.
Com o passar dos anos, a Ha Dong-Hwan
aumentou sua gama de produtos, fabricando ônibus e veículos pesados,
exportando-os também para alguns países asiáticos. Em 1974, numa parceria com a coreana Shinjin Motor Co. foram desenvolvidas versões hardtop e soft top
para o Jeep CJ-5. Posteriormente, em 1977, foram criadas versões do Jeep que
variavam de quatro a seis passageiros, todas movidas por motores de ciclo
diesel. No mesmo ano, a empresa mudou o nome para Dong-A Motor. Em 1983 a
empresa deu um passo importante em sua trajetória, ao iniciar a produção do
Korando, fabricado sobre a plataforma licenciada do Jeep CJ-7.
Versão licenciada do Jeep 1974 (foto: namu.wiki) |
Dong-A Korando 1983 (foto: 4x4.co.kr) |
Em 1986 a Dong-A Motor, que na época possuía um déficit de 5,5 milhões de dólares, foi comprada pelo chaebol
SsangYong Group. A Ssangyong surgiu em 1939, quando Kim Sung Kon, junto com
alguns amigos, criou uma fábrica de sopas, aproveitando a era de escassez de
alimentos que a Coreia vivia após se libertar do controle japonês. Com o passar
dos anos, Kim Sung Kon se envolveu em outros ramos de negócio, fundando uma
seguradora e uma indústria de têxteis. Posteriormente, ingressou no mercado de
cimento, aproveitando o crescimento econômico que o país viveu a partir da
década de 1960. Em 1976, já sob a gestão de Kim Suk Won, filho mais velho de Kim
Sung Kon, uma nova subsidiária foi criada, a partir da compra de uma empresa
falida que fabricava motores de ciclo diesel. A Ssangyon Heavy Industries
(SIHC) tornou-se o braço do chaebol responsável pela indústria de máquinas,
provendo o conhecimento necessário para a construção de motores de combustão
interna, que viria a ser crucial para a entrada do grupo na indústria
automotiva.
Kim Suk Won (foto: aksndl.tistory.com) |
A compra da Dong-A Motor pelo chaebol
Ssangyong fazia parte dos planos de Kim, que investiu pesadamente na indústria automotiva, para se alinhar com as intenções do governo sul coreano de
transformar o país em um grande exportador de automóveis a partir da década de
1990. Kim pretendia lançar um utilitário de tração nas quatro rodas e partiu do
zero para a criação de um protótipo. No entanto, quando o protótipo ficou
pronto, Kim o rejeitou, pois a dinâmica do veículo tinha diversas falhas. Em busca de
mais know-how, a Ssangyong adquiriu, em 1987, 80% das ações da empresa
britânica Panther, que fabricava pequenos esportivos. A Panther pertencia desde
o inicio da década de 1980 a um grupo de investidores coreanos. Através da
Panther, foi possível refinar o protótipo e ter uma porta de entrada para o
mercado europeu de automóveis.
Em 1988, a empresa mudou o nome para
SsangYong Motor Co., Ltd. No mesmo ano apresentou o Korando Family, que era uma
versão licenciada do Isuzu Trooper. Já em 1990, o Korando terminou o rally do
Chipre daquele ano em primeiro lugar em sua categoria.
SsangYong Korando Family (foto: divulgação) |
A partir de 1991 a SsangYong fechou
uma série de parcerias com a Mercedes-Benz. Inicialmente, consistia no
desenvolvimento de veículos comerciais leves. Em 1992 uma nova parceria foi
fechada, para desenvolver motores a gasolina. Neste mesmo ano, foi lançado o
SsangYong Kallista, um esportivo com design retrô da antiga Panther. Os motores
oferecidos eram um 2.0L DOHC e um 2.9L V6, ambos de origem Ford. Devido ao alto
preço pedido pelo modelo e a falta de tradição da marca em um mercado de nicho,
apenas algumas dezenas de unidades do Kallista foram fabricadas entre 1992 e
1994.
SsangYong Kallista (foto: naver.com) |
No ano de 1993, a Mercedes comprou 5% das
ações da SsangYong, fechando, também, um novo acordo para o desenvolvimento de carros
de passeio. O primeiro resultado do desenvolvimento conjunto entre coreanos e
alemães foi um SUV que utilizava motor e câmbio da Mercedes, o Musso, lançado
em 1993. No final do mesmo ano, mais uma parceria com a fabricante alemã, para
o desenvolvimento de motores a diesel. A SsangYong tirou bom proveito da
parceria com a Mercedes. O Musso, por exemplo, foi vendido em alguns mercados
através da rede de concessionárias da Mercedes, evitando, assim, gastos com
infraestrutura própria.
SsangYong Musso (foto: divulgação) |
Em 1995, a SsangYong lançou a van Istana,
uma versão reprojetada do Mercedes MB100. Assim como o Musso, a Istana era vendida,
em alguns mercados, através da rede de concessionárias da Mercedes. Em 1996, começaram as
vendas do Korando New Family, uma geração totalmente nova do off-road da marca,
que utilizava a plataforma encurtada do Musso. Já em 1997, às vésperas de
sofrer uma grande reestruturação, a SsangYong lançou o Chairman, o primeiro
carro não-utilitário da marca. O Chairman era um sedã, baseado na
plataforma do Mercedes Classe E (W124). Utilizava motores e câmbio Mercedes,
mas todos os seus painéis da carroceria o diferenciavam do design quadrado e
antiquado da geração W124, tornando-o mais parecido com o Mercedes Classe S
contemporâneo.
SsangYong Istana (foto: divulgação) |
SsangYong Korando II (foto: divulgação) |
SsangYong Chairman (foto: divulgação) |
Devido ao fato da SsangYong, tal como
outros chaebols, estar envolvida em diversos ramos de negócio, não demorou
muito para que os problemas causados pela ineficiência de suas muitas subsidiárias
começassem a afetar o fluxo de caixa do grupo. Com o período de desaceleração do
crescimento da economia coreana em meados da década de 1990, as dívidas da
SsangYong aumentaram. Em um momento crítico, em 1997, somente a divisão de
automóveis acumulava um déficit de 3,4 trilhões de wons, ou aproximadamente 1/4
da dívida do grupo. Esta divida vinha crescendo desde 1992, exatamente no
momento em que a SsangYong se preparava para lançar seu primeiro carro com
tecnologia própria.
Como parte do plano de reestruturação
do grupo, a SsanYong Motor Co. foi colocada a venda em 1997, assim como outras subsidiárias
do grupo. Na parte dois, será mostrado quais foram os acontecimentos subsequentes e como a Ssang Yong desembarcou no Brasil. Até logo!
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